A publicidade tradicional na era do inbound marketing

Numa época em que o inbound marketing e o marketing de conteúdo são uma tendência que se solidifica cada vez mais, faz sentido falar da publicidade tradicional, uma técnica considerada de outbound marketing?

A verdade é que a publicidade continua a ser uma técnica de comunicação de marketing usada pelas marcas para comunicarem com os seus consumidores. Ela está por toda a parte e a sua influência pode ser extraordinária.

Vamos apresentar, de uma forma simplificada, as suas principais características, e como pode influenciar os consumidores.

Quais as características da publicidade?

Podemos identificar 3 grandes características:

  1. É uma comunicação de massa. Utiliza os mass media (televisão, rádio, outdoor). É adequada para comunicar com um grande número de pessoas.
  2. É uma comunicação persuasiva. Tenta convencer o recetor: ou a comprar um produto, ou a aderir a uma ideia. Não é uma comunicação isenta.
  3. É uma comunicação atrativa. Procura ser criativa de forma a destacar-se das restantes mensagens que são vistas ou ouvidas pelos consumidores.

Qual o papel da publicidade junto dos consumidores?

Que importância poderá ter a publicidade?

  1. Informa: A publicidade ajuda o consumidor a manter-se atualizado(a) sobre os produtos/serviços disponíveis no mercado. É uma fonte de informação, mostrando ao consumidor as características dos produtos.
  2. Socializa: transmite imagens do nosso quotidiano, estilos de vida e referências sociais que permitem ao consumidor fazer as suas escolhas e identificar-se (ou não) com esses valores. Portanto, a publicidade, ajuda o consumidor a referenciar-se socialmente e a enquadrar-se no seu grupo.
  3. Entretem: o visionamento de anúncios publicitários pode ser uma experiência agradável para o consumidor, pode diverti-lo e entretê-lo. Para alguns consumidores, os conteúdos publicitários podem ser tão agradáveis como outros conteúdos dos meios de comunicação.

E o que resulta da ação da publicidade?

A publicidade tradicional pode ter duas grandes consequências para o consumidor:

Envolve: depois de verem as campanhas publicitárias, os consumidores criam uma imagem mental e uma atitude de agrado ou desagrado em relação a essas mesmas campanhas.

Leva à ação: como consequência disso, o consumidor pode ter a intenção de comprar aquele produto ou serviço. Se isso se verifica dessa forma, significa que a publicidade cumpriu o seu objetivo.

 

A chegada do inbound marketing significa o fim da publicidade tradicional?

A publicidade tradicional enfrenta um novo paradigma: o inbound marketing. Ao contrário das técnicas de comunicação eventualmente mais intrusivas, como pode ser a publicidade tradicional, o inbound marketing procura atrair os consumidores. Utiliza para isso conteúdos relevantes, muitas vezes encontrados online, em blogs, vídeos e outros canais para converter os consumidores em visitantes e leads.

Uma questão relevante para os profissionais que desenvolvem estratégias de comunicação é se estas duas vertentes são optativas ou complementares. Certamente que os resultados obtidos com cada uma das técnicas ditará a continuidade da sua utilização por cada marca.

Então, numa época de crescimento das técnicas de atração, em detrimento das técnicas mais agressivas, como será o futuro da publicidade tradicional? Há uma morte anunciada para esta técnica de comunicação? Ou uma complementaridade entre as duas abordagens?

Dá-nos a tua opinião!

Referências:

Hubspot. 2018. What is Inbound Marketing?: https://www.hubspot.com/inbound-marketing

Icon made by Prosymbols from Flaticon: www.flaticon.com