Youtube; marketing digital; empresas digitais; SEO.

15 Canais youtube sobre marketing digital que deves subscrever

Na área do marketing digital tens que estar sempre atualizado e sempre a aprender. Para além da formação técnica ou académica que possas ter, deverás estar a par dos novos conceitos, ferramentas e tendências. E o youtube é uma ótima fonte para teres acesso a essa informação. Neste artigo sugerimos-te 15 canais youtube sobre marketing digital para estares atualizado com as novidades desta área.

Atualiza-te e aprende com empresas digitais

Começamos por te apresentar 10 canais internacionais, em inglês claro. Verás que todos eles pertencem a empresas de referência, tais como Google, Semrush ou Moz. Estas empresas oferecem conteúdo de valor como forma de alcançarem credibilidade e notoriedade junto dos seus públicos. São, à partida, uma garantia de informação de qualidade e atualizada sobre marketing digital. Ordenamos estes 10 canais por número de subscritores, pois é uma forma de verificar o reconhecimento e a popularidade de cada canal.

Selecionamos também 5 canais em português e ordenámo-los pelo o mesmo critério. Estes canais pertencem igualmente a empresas a operar no Brasil, mas com abrangência internacional, e cobrem temas que vão desde o marketing de conteúdo às redes sociais.

Então, aqui vai!

Neil Patel

Neil Patel; marketing digital; youtube; SEO.

Neil Patel é um empreendedor da área do marketing digital que iniciou a sua atividade em 2001, com 16 anos. Em 2017 fundou a sua agência digital, em conjunto com Mike Kamo, tendo criado, no seu percurso, empresas como Crazy Egg e KISSmetrics. O seu reconhecimento profissional é evidente: considerado um empresário top 100 com menos de 30 anos pelo presidente Obama e um empresário top 100 com menos de 35 anos pelas Nações Unidas.

O seu canal é composto por vídeos de curta duração, publicados todas as semanas, com conteúdos em formato de dicas e pequenos ensinamentos. Aborda principalmente SEO, mas inclui também temas relacionados com marketing de conteúdo, blogging  e redes sociais.

Número de subscritores: 396.581; Número de vídeos: 429.

Google Analytics

Google analytics; analítica; métricas; SEO.

A Google é detentora do maior motor de busca a nível mundial. Mas a marca representa muito mais do que isso: compreende um conjunto alargado de aplicações e ferramentas usados pelos profissionais de marketing digital, da publicidade online à analítica.

A Google Analytics é precisamente uma das ferramentas mais importantes no marketing digital para acompanhar e medir o comportamento dos utilizadores, nomeadamente o tráfego no website. Este canal está totalmente direcionado para esta ferramenta e é um recurso de grande utilidade para aqueles que querem melhorar os seus conhecimentos em analítica. O canal oferece informação útil sobre Google Analytics, Data Studio, Optimize, Surveys e Gerenciador de tags.

Número de subscritores: 284.674; Número de vídeos: 416.

WPBeguinner        

WpBeguinner; wordpress; website; blog wordpress; tuturiais wordpress.

O WPBeginner é um website especializado na plataforma de gestão de conteúdo WordPress, com informação útil e recursos gratuitos. O blog é uma fonte de informação incontornável para quem quer começar a trabalhar nesta plataforma, seja para criar um blog ou construir um website.

O canal youtube, atualizado todas as semanas, é um ótimo complemento do blog, mas vale por si só. Os vídeos são curtos e muito práticos ensinando o utilizador a dominar o WordPress.     

Número de subscritores: 143.949; Número de vídeos: 601.

Ahrefs TV

Ahrefs; SEO; search engine optimization; otimização para motores de busca; marketing digital.

Com raízes na Ucrânia e sede em Cingapura, a Ahrefs desenvolve e comercializa aplicações para SEO e que tem ganho muita notoriedade nos últimos anos.

O canal Ahrefs TVapresenta vídeos relativamente curtos, recheados de informação útil centrada em SEO, mas contemplando também temas como Marketing digital e marketing de conteúdo. Semanalmente são colocados novos vídeos que recebem milhares de visualizações e centenas de comentários.

Número de subscritores: 64.629; Número de vídeos: 132.

Moz

Moz; SEO; search engine optimization; otimização para motores de busca; keyword research.

A Moz é uma empresa de referência, no que diz respeito a software SEO. Rand Fishkin é um dos fundadores e a cara da empresa, aparecendo em eventos públicos e em grande parte dos vídeos.

O canal youtube é uma fonte de informação essencial para quem quer saber mais sobre SEO. Uma das suas rúbricas, Whiteboard Fridays, assume o formato de pequena aula, tendo como pano de fundo o tradicional quadro branco. Estranhamente, não tem havido atualizações recentes no canal youtube, mas o manancial de informação mantém-se obrigatório. Mas o formato audiovisual mantém-se no blog: semanalmente são publicados artigos, muitas vezes com vídeos incorporados.

Número de subscritores: 58.705; Número de vídeos: 599.

SEMrush

SEMrush; SEO; SEM; search engine optimization; digital marketing.

Os produtos da SEMrush cobrem uma ampla diversidade de aplicações: desde o SEO, até à publicidade online, passando pela analítica de tráfego. 

O canal contém inúmeros vídeos de curta duração, mas também webminars com abordagens mais aprofundadas. Os temas centram-se em SEO, mas tocam também o marketing de conteúdo, publicidade online e redes sociais.

Número de subscritores: 33.690; Número de vídeos: 726.

Social Media Examiner

Social Media Examiner; Social media; facebook; instagram; redes sociais. mídias sociais.

Social Media Examiner é uma empresa produtora de conteúdos sobre redes sociais. Possui um blog, um podcast e organiza eventos, como o Social Media Marketing World.

O canal youtube tem um grande acervo de entrevistas com especialistas de redes sociais e é uma biblioteca de informação sobre facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e outras redes sociais.

Número de subscritores: 28.071; Número de vídeos: 291.

Content Marketing Institute

Content marketing institute; content marketing; inbound marketing; marketing de conteúdo; social media.

A Content Marketing Institute é uma empresa que gera conhecimento e formação na área do marketing de conteúdo. Para além do blog, de vários cursos e de uma revista (Chief Content Officer), a empresa organiza eventos, como o Content Marketing World.  

O canal apresenta extratos dos eventos internacionais assim como pequenas entrevistas com os keynote speakers. É um armazém de informação útil sobre planeamento, gestão e produção de conteúdo.

Número de subscritores:21.845; Número de vídeos: 456.

Buffer

Buffer; social media; facebook; instagram; redes sociais; marketing de conteúdo.

Buffer é uma ferramenta de gestão de redes sociais, permitindo planear e agendar publicações em várias redes sociais, como facebook, Instagram e Twitter, Pinterest e LinkedIn em simultâneo.

No youtube da empresa é possível encontrar diversos tipos de conteúdo: desde dicas sobre planeamento e gestão de redes sociais até pequenos filmes sobre a própria aplicação.

Número de subscritores: 14.041; Número de vídeos: 164.

Search Engine Journal

Search Engine Journal; SEO; Search Engine Optimization; Otimização para motores de busca.

O Search Engine Journal produz conteúdos sobre SEO, colocando à disposição dos seus utilizadores notícias, tutoriais e informação atual sobre esta área.

O canal youtube contém notícias, informações úteis, webminars e entrevistas com especialistas, abordando temas relacionados com SEO, mas também com publicidade online e marketing de conteúdo.

Número de subscritores: 7.007; Número de vídeos: 496.

Ecommerce na Prática

Ecommerce na prática; comércio eletrónico; marketing digital.

A Ecommerce na Prática é uma empresa de formação na área do comércio eletrónico, disponibilizando cursos, mentoria e palestras.

O canal disponibiliza centenas de vídeos sobre comércio eletrónico e marketing digital, numa abordagem acessível e bem sistematizada.

Número de subscritores: 422.421; Número de vídeos: 679.

Hotmart   

Hotmart; marketing digital; marketing de afiliados; info-produtos; empreendedorismo digital.

Hotmart está especializada no apoio a empreendores digitais e na produção de conteúdos digitais. Possui uma plataforma que permite comercializar info-produtos, sendo possível simultaneamente aceder a métricas e a ferramentas de marketing digital.

O canal youtube está bastante focado no empreendedorismo digital, com uma abordagem muito orientada para o próprio serviço da Hotmart. No entanto, com algum critério, é possível obter conteúdos úteis sobre comércio eletrónico e marketing digital.

Número de subscritores:186.389; Número de vídeos: 230.

Resultados Digitais

Resultados digitais; marketing digital; marketing de conteúdo; inbound marketing; redes sociais.

A Resultados Digitais apresenta uma plataforma de marketing digital que inclui CRM, automação, email marketing, entre outras funcionalidades. Também vende formação online e organiza eventos como o RD Summit.

O canal apresenta uma grande quantidade de conteúdo sobre marketing digital, incluindo pequenas entrevistas com os keynote speackers dos eventos organizados pela empresa.

Número de subscritores:47.752; número de vídeos:219

Rock content       

Rock Content; marketing digital; marketing de conteúdos; inbound marketing; landing pages.

A Rock Content é uma empresa de produção de conteúdo digital que oferece também software de gestão de conteúdo, consultoria e formação. 

No youtube a Rock Content disponibiliza informação atual e útil sobre produção de conteúdo e redes sociais, mas também sobre blogging e SEO.

Número de subscritores: 44.119; Número de vídeos: 372.

Mestre Academy

Mestre Academy; Agência Mestre; Marketing digital; agência digital; SEO; Search engine optimization; Otimização para motores de busca.

A Mestre Academy oferece cursos online sobre SEO, analítica, comércio eletrónico e produção de conteúdos. De facto, este é um projeto da Agência Mestre, uma agência digital focada em inbound marketing, SEO e publicidade online.

Os vídeos são protagonizados pelo mentor do projeto: Fabio Ricotta. As temáticas abordadas abrangem praticamente todas as áreas do Marketing Digital: SEO, comércio eletrónico e produção de conteúdo.

Número de subscritores: 8.995; Número de vídeos: 201.

Vantagens de subscreveres canais youtube sobre marketing digital

O youtube pode ser uma boa fonte de informação sobre marketing digital. No segundo maior motor de busca encontras muita informação sobre esta área, sejas um novato ou um especialista de nível avançado.

De facto, são várias as vantagens em usar o Youtube:

1. Encontras informação atual, oferecida por profissionais; tens contacto com a realidade do mercado e com a linguagem utilizada nas empresas;

2. A informação é, geralmente, apresentada de forma simples, com apoio visual, em formato de aula, tutoriais ou entrevistas;

3. Podes consumir os conteúdos de forma flexível: no computador, na tablet ou no smartphone, ou ainda convertendo em mp3 e ouvindo no carro;

4. E tudo gratuitamente.

Apenas um alerta: no youtube encontras também muita informação comercial e persuasiva, camuflada de conteúdo útil. É normal encontrar vídeos que, direta ou indiretamente, tentam vender um produto, um serviço ou um curso. Também podes simplesmente encontrar vídeos de má qualidade, com informação superficial e falsa. Por isso, como em todas as redes sociais e plataformas de conteúdos, há que ser seletivo e procurar os melhores canais.

Esperamos que estas sugestões tenham sido úteis.

Gostaríamos de continuar a aumentar esta lista de canais youtube sobre marketing digital. Por isso, coloca nos comentários as tuas próprias sugestões. 

Design by Freepik: https://br.freepik.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *