O vestuário é algo que usamos todos os dias. Porém a importância do vestuário difere muito de um consumidor para outro. Então, que fatores podem fazer a diferença? Como nos podemos distinguir enquanto consumidores de moda? O que faz com que uns sejam influenciadores e outros sejam seguidores?
Os consumidores de produtos de moda e vestuário podem, de facto, apresentar diversas características. Vamos aqui destacar 4 grandes tendências que nos podem ajudar a compreender o fenómeno de consumo de moda:
O QUE VAIS ENCONTRAR NESTE ARTIGO:
Inovação no consumo
Diz respeito à motivação que o consumidor pode ter para adotar rapidamente as tendências de moda. Estes consumidores identificam-se com o que é trendy e gostam de adquirir as novidades assim que são colocadas nas lojas.
Envolvimento com produtos de moda
Consiste em ter uma atitude positiva face aos produtos de moda e vestuário. Ou seja, gostar realmente, deste tipo de produtos: ver as montras, entrar nas lojas, experimentar …. e, muitas vezes, comprar.
Expressão de si mesmo
Alguns consumidores procuram produtos que são um prolongamento de si mesmos. Nestes casos, os consumidores utilizam o vestuário como forma de expressão perante os outros. As cores que escolhem, os modelos que usam, o estilo que adotam, são uma forma de se exprimirem.
Impulsividade no consumo
Quando não se consegue resistir e se tem que comprar … já! É uma motivação que está muito relacionada com o hedonismo, com o obter prazer de fazer compras. É um consumo espontâneo e não planeado que permite extrair prazer do ato de compra.
Segmentos de consumidores
Se olharmos para os consumidores e quisermos identificar dois polos extremos, encontramos dois perfis distintos: os inovadores e os seguidores. Como se caracterizam estes dois grupos?
Inovadores
Querem comprar o que é trendy; são especialmente envolvidos com a moda; o vestuário é um prolongamento de si-mesmos; consomem espontaneamente e com prazer; exercem forte influência nos restantes consumidores. São estes os influenciadores.
Seguidores
Estão menos atentos às tendências; a ligação à moda é mais moderada; o vestuário tem uma função mais utilitária; são ponderados no consumo e seguem, muitas vezes, as sugestões dos influenciadores.
A importância dos influenciadores na comunicação online
Os profissionais de mareting devem dar especial atenção aos influenciadores já que estes influenciam os restantes consumidores através do passa-palavra e das redes sociais.
Atualmente a comunicação de uma marca de moda utiliza não só canais offline (publicidade tradicional, eventos, comunicação no ponto de venda), como as técnicas de comunicação online (website de marca, publicidade online e redes sociais). É nas redes sociais que os influenciadores digitais atuam e exercem influência sobre os restantes consumidores. Criam conteúdos de valor para os utilizadores ao mesmo tempo que apresentam produtos e marcas. Estes conteúdos podem constituír uma influência para os recetores destas mensagens, levando-os à intenção de compra desses mesmos produtos e marcas.