Criar um website é fundamental para qualquer marca que queira ter uma presença online. Mas este é um processo que pode ser mais ou menos complexo dependendo dos seus objetivos, do volume de conteúdos a publicar e de muitas outras componentes. Se um website simples pode ser criado facilmente por uma pessoa, um projeto de maior envergadura é geralmente realizado por uma agência digital. O projeto pode mesmo envolver várias etapas e implicar vários profissionais. Neste artigo vamos explicar todo o processo de forma sistematizada. E tudo com a ajuda de um profissional: Miguel Bugarín da agência digital Visual Planet (Espanha). Desde já agradecemos a sua disponibilidade em conceder esta entrevista ao Blog Marketing Campus.
O QUE VAIS ENCONTRAR NESTE ARTIGO:
Quais são as etapas para criar um website?
Miguel Bulgarín: Podemos descrever esse processo em 10 etapas:
1. Definição da estratégia e objetivos;
2. Análise da concorrência;
3. Definição da estrutura, árvore de navegação, funcionalidades e navegação; dar atenção à compatibilidade com dispositivos móveis: sempre mobile first; definição de palavras-chave para SEO;
4. Design de maquetes ou esboços, a partir da linha de estilo da marca;
5. Recolha de conteúdo;
6. Design, programação e layout;
7. Controlo de Qualidade;
8. Upload da Web (área privada);
9. Implementação de SEO;
10. Upload da Web (área pública).
Quais são os profissionais envolvidos em cada uma dessas etapas?
MB: Há vários profissionais envolvidos:
– Gestor de Contas: faz a definição do projeto e parte do orçamento;
– Diretor do Projeto: é a pessoa que trabalha permanentemente no projeto e distribui tarefas para o resto da equipa; faz a analítica, a definição de estrutura, a árvore, navegação, estabelece o diálogo internamente e externamente com o cliente;
– Web Designer: desenvolve as linhas de estilos;
– Programador: implementa as funcionalidades e programação;
– Responsável pelo SEO (Search Engine Optimization): é o que define e implementa o SEO no website.
E ainda podem intervir outros profissionais como: administrativo, para faturação; responsável pelo alojamento (Hosting) e contas de email, e gestor do pós-venda para dar continuidade e apoio ao projeto depois de finalizado.
Quais são os cuidados a ter na construção de um website?
MB: Devemos ser especialmente cuidadosos com SEO. Será o que nos diferenciará da concorrência no momento de um utilizador nos procurar num motor de busca. Depois, ter um bom design que potencie a nossa marca, que torne o website moderno e navegável.
Devemos também ter cuidado com o CMS (Content Management System) que escolhemos. É recomendável um CMS open source, como o WordPress. E escolher um tema (theme) adequado aos objetivos do cliente.
O alojamento deve ser de qualidade e com um certificado de servidor seguro. Deve acordar-se a manutenção por parte da empresa fornecedora do alojamento para as necessidades que o cliente tiver.
Qual a importância do WordPress no processo de construção de um website?
MB: Numa agência digital tem várias vantagens para o cliente:
– Não está limitado a um CMS privativo (Wix, por exemplo);
– Tem um ótimo backoffice para poder fazer atualizações;
– É possível controlar o SEO e outras funcionalidades com módulos que podem ser adicionados;
E tem várias vantagens para a própria agência:
– Contém módulos já programados para a sua implementação de acordo com as necessidades do projeto;
– É fácil de implementar SEO e as suas atualizações;
– É fácil de atualizar a ferramenta.
Mas também tem desvantagens:
– A sua segurança não é tão boa, como em um CMS privativo.
E depois de criar o website, como atrair tráfego?
MB: É necessário ter em atenção vários fatores:
– Bom SEO e bom conteúdo;
– Se for uma loja online, ter bom produto e promoções;
– Trabalhar as redes sociais;
– Possibilidade de desenvolver campanhas de SEM (Search Engine Marketing);
– Atualização constante do conteúdo;
– Ter o número máximo de links de outros sites (backlinks), para impulsionar o SEO.
Em síntese
Neste artigo explicámos o processo de criar um website, através da experiência de Miguel Bugarín.
É um trabalho que envolve várias etapas: desde a definição de objetivos ao design, passando pela estrutura e navegação. Vários profissionais podem estar envolvidos como um webdesigner, um programador e um especialista em SEO. E, finalmente, devem ser tomados em consideração vários cuidados como a manutenção e a segurança.
Já criaste algum website, ou vários? Como foi a tua experiência? Quais seriam as tuas recomendações para quem vai construir um website? Deixa as tuas opiniões nos comentários.
Sobre Miguel Bugarín:
CEO co-fundador da Visual Publinet. Consultor de Digital Marketing, especializado em Ecommerce.
Sobre a Visual Publinet
O Visual Publinet deu os seus primeiros passos numa época em que a Internet ainda era território virgem. Era o ano de 1997, quando três jovens de Vigo colocaram todo o seu entusiasmo neste projeto, uma agência de comunicação digital que hoje tem três escritórios na Coruña, Vigo e Madrid e uma equipa de mais de 20 profissionais em desenvolvimento, análise e marketing digital.
O Visual Publinet é uma agência com foco digital há mais de 20 anos, por isso a Internet é como a nossa casa. Temos trabalhado com grandes empresas internacionais como a Textilonia, Vegalsa-Eroski, Comar Grupo DAS Group, Conservas Albo, Finsa e Grupo ABN. Também estamos muito envolvidos com pequenas e médias empresas. Uma boa parte da nossa base de clientes são PMEs que querem dar o salto graças à Internet. No ano passado ganhámos o prémio da melhor campanha de marketing cluster TIC com Wired Digital e Plop & Linked pelo lançamento de Trazers, uma empresa de turismo colaborativo recém criada mas com muito potencial.
Designed by Freepik: https://br.freepik.com/
Icons made by Freepik from Flaticon: www.flaticon.com
Icons made by Flat Icons from Flaticon: www.flaticon.com