Slack; ferramanteas digitais; rede social corporativa

Como criar uma rede social corporativa com Slack

As redes sociais colocam as pessoas em contacto, fomentando relações e possibilitando trocas de mensagens e conteúdos. Mas, será possível transportar este modelo para as empresas? Neste artigo mostramos como é possível criar uma rede social corporativa através do Slack, uma ferramenta digital que podes usar gratuitamente com a tua equipe.

O que é o Slack?

Conhece a ferramenta e ela pode ser usada para criar uma rede social corporativa.

Para que serve o Slack?

Slack é uma aplicação digital, criada em 2013, com o objetivo de facilitar a comunicação entre membros de uma equipe. Surgido com o objetivo de substituir o email enquanto ferramenta de comunicação interna, o Slack ajuda o grupo a criar um espaço de trabalho próprio e a partilhar informação, a enviar mensagens privadas e a fazer chamadas de voz e vídeo. Além disso, a aplicação permite integrações com outras ferramentas digitais, como o Google Calendar por exemplo.

A utilização desta ferramenta pode realmente incrementar a produtividade do grupo, motivando os seus membros a trocar informação e a colaborar entre si.

Reunindo estas características, o Slack ajuda a empresa a criar uma rede social corporativa, um conceito que tem a sua origem nas redes sociais que todos conhecemos, como o watsap e o twitter.

O que são redes sociais corporativas?

As redes sociais corporativas criam um espaço alinhado com os objetivos da empresa, colocando os seus colaboradores em permanente contacto. Estas plataformas permitem a troca de informação em tempo real, mesmo que os participantes estejam em espaços físicos diferentes

As redes sociais corporativas podem ser também ótimos instrumentos de endomarketing, uma abordagem de marketing institucional orientada para o interior da organização. Assim, a empresa pode criar uma rede social corporativa como instrumento estratégico para motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e atingir metas.  

Estes espaços virtuais podem também envolver os parceiros externos, expandindo o acesso a fornecedores, clientes e parceiros. Deste modo, o seu alcance alarga-se contribuindo para um aumento de eficácia num projeto.

Slack; redes social corporativa.

Componentes fundamentais do slack:

Vamos à prática: conhece os principais elementos desta aplicação.

Espaços de trabalho

O Slack inicia com os espaços ou áreas de trabalho. Os espaços permitem reunir uma equipe para começar a trabalhar. É possível criar um espaço amplo que corresponde a toda a empresa ou um mais restrito que corresponda a uma área de atividade. Um espaço pode conter vários canais.

Canais

Os canais permitem fazer uma divisão mais específica, selecionando um grupo mais reduzido de colaboradores, ou separando projetos diferentes com equipas específicas. Nestes canais os membros podem partilhar informações e ideias, publicar lembretes e ter discussões relacionadas com o projeto.

Um canal pode ser público, o que significa que qualquer membro pode intervir nesse canal. Ou então, pode ser privado, apenas acessível a quem tenha sido convidado a ingressar no canal.

Janela de chat

Esta é a janela de conversa (Chat window) onde aparece toda a atividade do canal. Nesta janela os utilizadores podem publicar e ler mensagens em formato de texto, imagem ou vídeo. A grande vantagem da chat window em relação ao email é que as mensagens podem ser editadas e atualizadas em tempo real de forma visível para toda a equipa.

Tópicos

Os tópicos (threads ou hilos) do Slack são linhas de conversa estabelecidas entre dois ou mais membros, que podem ser visualizadas de forma destacada da janela de chat. Estas linhas são úteis para manter as conversas focadas sem perturbar o fluxo normal da janela de chat. Ao clicar numa linha de conversa, uma aba de discussão é aberta no lado direito da aba principal do chat, permitindo continuar aquela conversa.

Barra de pesquisa

Uma das características desta aplicação é que o seu conteúdo vai desaparecendo da janela de chat, dando lugar aos novos conteúdos que se vão publicando. Isto pode tornar difícil encontrar uma publicação ocorrida há algum tempo atrás. Porém, o Slack armazena toda a informação sendo possível recuperá-la na barra de pesquisa situada no canto superior esquerdo.

Mensagens Diretas

O Slack permite o envio de mensagens diretas (Direct Messages) para um utilizador específico. Assim, é possível enviar mensagens diretas clicando no nome ou símbolo de qualquer utilizador do grupo.

Menções no Slack

As menções são uma forma de garantir que um membro específico do grupo presta atenção à nossa mensagem. Esse utilizador receberá uma notificação da receção dessa mensagem. Para mencionar um colega na janela de chat basta colocar o símbolo @ antes do nome do utilizador. Para mencionar todos os membros do grupo pode usar-se a designação @channel.

Redes sociais corporativas; Slack; ferramenta digital de colaboração.

Vantagens de usar o Slack:

Usar o Slack tem uma série de vantagens. Queres conhecer algumas delas?

Espaço de colaboração centralizado

O espaço do Slack permite centralizar a comunicação do grupo sobre um determinado projeto otimizando o tempo e incrementando a produtividade.   

Facilidade de utilização

A ferramenta é intuitiva e fácil de utilizar para qualquer membro da equipa, mesmo sem formação técnica.

Organização por canais

A possibilidade de criar vários canais permite organizar melhor o trabalho segmentando-o por temas ou projetos.

Participação restrita dos participantes

A utilização desta aplicação permite que as empresas tenham um certo controlo sobre quem está dentro do grupo, dado que é necessário receber um convite para entrar no canal.

Trabalho à distância

Os membros do grupo podem estar localizados em diferentes sítios e regiões geográficas e mesmo assim colaborar através do Slack.

Utilização gratuita

A aplicação pode ser utilizada gratuitamente, disponibilizando o que é necessário para gerir um projeto em equipa. Capacidades avançadas estão disponíveis com a subscrição paga.

Utilização sem instalação

O slack funciona em sistema de cloud computing. Esta característica permite que um  utilizador aceda ao canal em qualquer local e em qualquer dispositivo.

Ferramenta colaborativa; Redes sociais corporativas; Slack.

Em síntese:

Criar uma rede social corporativa é muito mais do que usar uma aplicação digital. Mas o Slack facilita muito essa tarefa colocando ao dispor dos seus utilizadores um espaço virtual restrito com um conjunto de ferramentas adequadas para comunicar e produzir.

Para finalizar deixamos-te uma sugestão: um ótimo guia sobre como usar o Slack, passo a passo. Esperamos que seja útil.

Designed by pikisuperstar from Freepik: https://br.freepik.com/pikisuperstar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *