Plataformas de edição de vídeo; Marketing de conteúdo; Youtube; Vídeo Marketing.

7 editores de vídeo gratuitos e fáceis

O vídeo é uma tendência atual do marketing digital. Porém, este é um dos formatos mais difíceis de trabalhar quando se trata de produzir conteúdos. Portanto, para quem tem pouco conhecimento em edição vídeo e pouco tempo para aprender, fizemos uma seleção de editores de vídeo que podem facilitar essa tarefa.

Vantagens do vídeo

Os conteúdos em vídeo têm múltiplas aplicações. Eles podem ser publicados nas redes sociais, em pequenas publicações animadas. Mas podem também ser utilizados para apresentar um produto ou um serviço, ou ainda para explicar uma ideia ou um processo.  

A utilização de conteúdo em vídeo tem várias vantagens:

> Chama mais a atenção dos utilizadores;

> É envolvente, capta o interesse;

> É dinâmico, com elementos em movimento;

> É potencialmente mais explicativo;

> Pode reter o utilizador durante bastante tempo.

Porém, a produção de conteúdo em vídeo é demorada e trabalhosa. Implica, da criação do conteúdo propriamente dito, todo o processo de edição. Então, as PMEs e pequenos projetos, sem a possibilidade de contratar especialistas nesta área, têm que recorrer a ferramentas que sejam simples de usar e rápidas de aprender.

Portanto, não é de estranhar que nos últimos anos tenham aparecido inúmeros editores de vídeo gratuitos que facilitam a tarefa de produzir este tipo de conteúdos. Não seria possível apresentá-los todos neste artigo. Mas fizemos uma seleção de plataformas de edição de vídeo que nos parecem particularmente interessantes, todas elas com uma modalidade gratuita.

Vamos a isso?

Lumen5

Lumen5 é uma ótima aplicação para realizar vídeos para redes sociais.

Muito fácil de utilizar, apresenta um sistema de arrastar e uma interface agradável. A sua linha do tempo, orientada na vertical, permite facilmente a edição de cada quadro ou cena.

É um editor bastante satisfatório pela diversidade de modelos à escolha e pela facilidade de uso. Mas as potencialidades de edição são algo limitadas.

A aplicação oferece a possibilidade de, facilmente, transformar um texto num filme, com ou sem imagens de suporte. Esta funcionalidade facilita muito a criação de publicações para redes sociais, a partir de conteúdos já existentes.

Tem muitos recursos à disposição, incluindo vídeos, fotos e músicas, o que facilita bastante o trabalho criativo sem ter que recorrer a fontes externas.

Permite fazer 5 downloads por mês. Não tem marca de água, apenas a assinatura no final do vídeo, não prejudicando assim o conteúdo do filme.

Em síntese: Os pontos fortes são a diversidade de recursos visuais e musicais e a facilidade de utilização.

Editores de vídeo gratuitos; video marketing; marketing de conteúdo; redes sociais.
Editor de vídeo Lumen 5

Adobe Spark

O Adobe Spark é apresentado pela conhecida marca Adobe.

Uma das suas vantagens é a facilidade de utilização. Se o utilizador começar por escolher os templates já existentes, não há dificuldade em começar a criar o vídeo de imediato.

Podemos escolher, à partida, o tipo de vídeo que queremos realizar e o modelo de história. Existem também vários templates à disposição, com paletas de cores, tipografias e formatos apropriados para redes sociais.

Os recursos não são o ponto forte da aplicação. Disponibiliza alguns ícones em versão monocromática e um número limitado de músicas. As fotos apresentadas provêm de websites como o Unsplash e o Pixabay. Mas temos sempre a possibilidade de importar fotografias, vídeos ou músicas do nosso computador.

Um aspeto negativo a considerar: no processo de criação do vídeo não é disponibilizada a opção “desfazer” (undo). Outra limitação é a impossibilidade de exportar o projeto final diretamente para o computador. Apenas é possível partilhar em redes sociais, nomeadamente no facebook.

Em modalidade gratuita os vídeos têm uma marca de água. Mas esta é sóbria e não prejudica a mensagem do vídeo.

Em síntese: O adobe Spark destaca-se pela facilidade de uso, mas apresenta algumas limitações ao nível da edição, dos recursos e dos formatos de exportação.

Programas de edição de vídeo grátis; marketing de conteúdo; youtube.
Editor de vídeo Adobe Spark

Wave.video

Numa apreciação geral, o Wave.video é um editor de vídeo bastante satisfatório, pois reúne uma série de potencialidades e recursos a par da facilidade de uso.

A possibilidade de escolha de templates ajuda muito a tarefa de criar vídeos, por oferecer um ponto de partida para o trabalho criativo. Resta ao utilizador personalizar o vídeo até à sua versão final.

A aplicação oferece um conjunto de templates em várias áreas: negócios, arte e cultura, ensino; vários formatos para redes sociais e várias possibilidades em cores e tipografia. O modelo de edição e o timeline são bastante intuitivos.

A biblioteca de imagens e músicas é muito extensa. Além disso, é possível fazer upload dos nossos próprios ficheiros.

A aplicação permite fazer dowload direto para o computador, sem marca de água, em baixa resolução. Mas uma limitação é o tempo máximo de cada vídeo: 15 segundos.

Em síntese: Uma solução global satisfatória para realizar um vídeo curto de 15 segundos.

Aplicações online grátis para editar vídeo; video marketing; Produção de conteúdos; redes sociais.
Editor de vídeo Wave.video

Rocketium

No geral, Rocketium é uma aplicação simples de usar, com uma curva de aprendizagem curta.

Antes de mais é possível escolher um template entre os já existentes (social, e-commerce, technology, etc.) o que pode acelerar a tarefa de realizar o vídeo.

São disponibilizadas várias ferramentas que permitem alterar fundos, imagens e texto. É possível alterar o tempo de cada cena, escolher transições, animações dos elementos e música de fundo.

Oferece uma diversidade de formatos: panorâmico, quadro e vertical, apropriados para redes sociais. Mas não é muito rico nos recursos criativos que fornece, como por exemplo imagens e música. Permite, contudo, a possibilidade de importar todos esses recursos do computador.

A aplicação permite exportação de vídeos de 3 minutos em formato mp4 para o computador e a partilha em redes sociais, como o Youtube e o Twitter. É possível fazer 3 downloads por mês e os vídeos têm uma marca de água que ocupa o canto superior esquerdo.

Em síntese: Uma aplicação de fácil utilização e que permite realizar vídeos até 3 minutos.

Editores de vídeo gratuitos; video marketing; marketing de conteúdo; redes sociais.
Editor de vídeo Rocketium

FilmoraGo

A Filmora é uma marca conhecida pelo seu software de edição de vídeo. FilmoraGo é uma aplicação com o mesmo fim, mas bastante adequada a tablets e smartphones.

Mesmo sendo uma aplicação para mobile, tem bastantes potencialidades: seleção de cenas, cortar e colar, definir transições, adicionar música, escolher temas, filtros e outras funcionalidades. A utilização é muito simples e intuitiva.

Os recursos disponibilizados são um dos pontos fracos: a versão gratuita oferece algumas músicas, filtros e efeitos, mas é limitada.

Depois de pronto, o vídeo pode ser descarregado para o dispositivo ou partilhado numa rede social. Aspetos muito positivos: os vídeos não têm limitação de tempo e não têm marca de água. A assinatura da marca surge apenas no final do vídeo.

Em síntese: Editor muito simples de usar e ideal para mobile.

Programas de edição de vídeo grátis; marketing de conteúdo;  youtube.
Editor de vídeo FilmoraGo

Pow Toon

O Powtoon é um editor de vídeo especialmente direcionado para animação, embora também possa ser usado com imagens reais (vídeo ou fotografia).

O seu uso é muito fácil, com um funcionamento e uma interface muito intuitivas.

A aplicação oferece uma variedade de templates para facilitar o início de construção do vídeo. Uma vez escolhido o template é possível mudar fundos, tipos e tamanhos de letra.

É possível fazer downloads ilimitados de vídeos de 3 minutos. Não tem marca de água, apenas a marca no final do vídeo.

Em síntese: Um editor direcionado para a animação vídeo, de fácil utilização e sem marca de água.

Aplicações online grátis para editar vídeo; video marketing; Produção de conteúdos; redes sociais.
Editor de vídeo Pow Toon

Headliner

Headliner é uma aplicação ótima para trabalhar com animação de texto e permite criar vídeos em vários formatos: horizontais, quadrados e verticais.

As suas aplicações são diversas: desde a apresentação de textos em vídeo até à animação visual de podcasts.

É de fácil utilização, com um interface simples e limpo, sendo possível partir de templates já preparados. O editor de vídeo tem uma secção de visualização, onde se pode ver o projeto em construção e uma secção onde se acrescentam legendas, imagens e som.

A inexistência da opção de “desfazer” (undo) limita o processo de criação dos vídeos.

Os recursos são um dos pontos fracos do editor. Ao nível das imagens recorre a material de outras fontes, como o Pixabay.

É possível descarregar 10 vídeos por mês para o computador ou partilhar em redes sociais, sem marca de água.

Em síntese: É uma aplicação de utilização muito fácil, especialmente direcionada para a animação de texto.

Editores de vídeo gratuitos; video marketing; marketing de conteúdo; youtube.
Editor de vídeo Headliner

Como usar editores de vídeo gratuitos

Neste artigo apresentámos 7 editores de vídeo gratuitos que podes utilizar na criação de publicações para redes sociais ou para outros fins.

O critério de escolha destas aplicações foi a facilidade de utilização e a rapidez de aprendizagem. Estes são fatores críticos para profissionais com pouco tempo para produzir conteúdos e com a preocupação de oferecer vídeos de boa qualidade aos seus utilizadores.

Deixamos três sugestões finais:

1. Prepara-te para encontrar limitações. Se estás a usar uma modalidade gratuita, não podes pedir demasiado. Haverá sempre uma marca de água, ou a marca da aplicação no final do filme. Também haverá um número reduzido de recursos, limitações ao nível da resolução ou do número de vídeos que a aplicação permite realizar. Para teres mais recursos e maior liberdade de criação podes aceder às modalidades pagas.

2. Começa por ver os templates já feitos. Podes começar por um esquema inicial, previamente preparado, e adaptá-lo ao teu vídeo. Provavelmente será muito mais rápido. À medida que te fores habituando à ferramenta podes criar o teu projeto de raiz e, possivelmente, ir muito mais longe na criatividade.

3. Estas aplicações são ótimas para fazer pequenos vídeos para redes sociais, particularmente facebook e instagram. Se pretendes fazer vídeos mais longos e mais elaborados, o melhor é escolher uma aplicação mais completa.

Já experimentaste algum destes editores de vídeo? Como foi a tua experiência? Recomendas outros editores de vídeo? Deixa o teu comentário.

(Designed by Freepik: https://br.freepik.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *