Mockups

5 geradores de maquetes online gratuitos: apresenta o teu projeto como um profissional

Por muito bom que seja um trabalho de design gráfico, ele pode sempre ganhar mais valor se for apresentado numa maquete (mockup) que o contextualize na sua aplicação final. Assim, uma homepage pode ser melhor apreciada se estiver enquadrada num ecrã e um anúncio de publicidade exterior será melhor avaliado se estiver enquadrado na paisagem.

E como fazer este tipo de maquetes sem ter conhecimentos avançados de Photoshop ou de outro programa complexo? Algumas plataformas online permitem realizar maquetes profissionais de uma forma simples, seguindo apenas alguns passos. Grande parte dessas plataformas têm uma alternativa gratuita que, apesar de ter limitações, pode ser muito útil em algumas situações.

Neste artigo apresentamos 5 geradores de maquetes online, com opção gratuita, para que possas construir a tua maquete antes da apresentação final. Começa por fazer o teu trabalho de design gráfico numa aplicação online gratuita de fácil utilização. Depois disso, visita uma destas plataformas e cria um resultado com impacto! Vamos a isso?

Mediamodifier

A plataforma Mediamodifier coloca ao dispor do utilizador mais de 1000 Mockups em várias áreas: etiquetas, capas de livros, vestuário, painéis outdoor, embalagens, dispositivos móveis, etc.

É fácil criar uma maquete nesta aplicação. O resultado final consegue-se em alguns passos: 1. Procurar o formato do desejado na plataforma; 2. Selecionar um suporte concreto; 3. Fazer upload da imagem; 4. Fazer um ajuste mais detalhado; 5. Descarregar a maquete final.

Pode ser usado em versão gratuita e permite o download das maquetes finais, em formato JPEG ou PNG.

Maquetes; embalagens; Mockup

Mockuper

A aplicação é fácil de utilizar. À semelhança do caso anterior, trata-se de começar por escolher um suporte, selecionar uma imagem para aplicar na maquete e fazer download. Existe a possibilidade de o fazer em diversos tamanhos, em formato PNG, gratuitamente.

A diversidade de suportes não é muito ampla: há uma grande quantidade de dispositivos móveis, mas alguma escassez nos meios mais tradicionais, tais como publicidade exterior e flyers. Além disso não encontramos a possibilidade de maquetizar embalagens.

Maquete publicidade; maquete outdoor.

Smartmockups

Uma das grandes vantagens desta plataforma é a diversidade de suportes: desde embalagens, canecas e copos descartáveis até viaturas e posters.

O funcionamento é simples, permitindo rapidamente escolher um suporte, selecionar uma imagem e obter a maquete final, com uma qualidade razoável, em formato PNG.

É possível utilizar em formato gratuito, tendo à disposição um número inferior de suportes (200) em comparação coma totalidade que a plataforma oferece (1350).

Maquete embalagens

Mockdrop 

Esta plataforma apresenta como grande vantagem a facilidade de montar a maquete e de fazer download em formato PNG com uma resolução satisfatória. Mas tem como grande desvantagem o limitado número de suportes: apenas dispositivos móveis, alguns computadores portáteis e de mesa.

De qualquer modo, o facto de ser grátis e muito fácil, faz dela uma boa opção quando se pretende apresentar um projeto de website ou app.

Maquete computador; mockup laptop

Mockupsjar 

Apesar de permitir realizar maquetes num número alargado de suportes, esta plataforma apresenta, contudo, algumas limitações. Uma delas reside na pouca flexibilidade de adequação da imagem original ao suporte da maquete, sendo necessário que aquela tenha uma dimensão adequada à partida. Além disso, a geração do resultado final requer um conjunto de passos adicionais em relação às plataformas anteriores.

No entanto, esta é uma outra alternativa, com uma opção gratuita, que o utilizador pode experimentar, uma vez que contém alguma diversidade de formatos.

Maquete embalagem; mockup pakaging

Neste artigo apresentámos 5 opções grátis para realizares as tuas maquetes, seja para um trabalho académico ou para um projeto profissional. Todas elas são de fácil utilização e apresentam uma diversidade de suportes. Porém, por serem grátis, têm também limitações, nomeadamente na qualidade da imagem final e, por vezes, na quantidade de opções de formatos.

De qualquer modo, estas plataformas continuam a ser uma ótima opção para todos aqueles que não querem, ou não , utilizar um programa de tratamento de imagem complexo. Não requerem qualquer conhecimento específico na área, apenas que o utilizador siga um pequeno número de simples passos até à maquete final.

Com este resultado é possível mostrar um projeto de forma mais realista e profissional, incrementando assim o seu impacto.

Se este artigo foi útil para a tua atividade, partilha com os teus colegas. Se queres sugerir outras alternativas para a criação de maquetes online, coloca nos comentários. 🙂

Infografia gerador de maquetes online

(Icons made by Freepik from Flaticon: http://www.flaticon.com)

2 Replies to “5 geradores de maquetes online gratuitos: apresenta o teu projeto como um profissional”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *