Comércio eletrónico; loja online.

Ferramentas para aumentar as vendas online (entrevista com Lucas Burza)

Vender online envolve uma estratégia de negócio completa e não apenas criar uma loja. Para aumentar as vendas online é essencial conhecer bem o produto, mas também o sector, a concorrência e principalmente o consumidor.

Nesta estratégia estão envolvidas diversas ferramentas do marketing digital: do marketing de conteúdo à publicidade online, das redes sociais ao email marketing.

Neste artigo, Lucas Burza, da agência de marketing digital Linka (Brasil) é nosso entrevistado. Com forte experiência no terreno, sintetizou algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar as vendas online e alguns fatores de sucesso que não devemos perder de vista.

De que forma o marketing de conteúdo pode ajudar o negócio digital?

Lucas Burza: Peço que imagine a hipotética situação em que a Beatriz decide comprar uns ténis de corrida. Depois de algumas pesquisas na internet, ela não encontra algo que chame a sua atenção. Tudo o que encontra são anúncios e artigos-padrão, que não geram diferenciação ou proximidade com a Beatriz. Ela deve ter ficado frustrada, certo?

Agora, imagine um e-commerce que atua de forma diferente. Tem uma fanpage com posts sobre corridas, maratonas e trails e outras informações, como as próximas competições. Seu Instagram é recheado de fotos e vídeos com apelo visual, por exemplo com as imagens das paisagens de alguns trechos de provas. Essa loja online também possui um canal no Youtube onde alguns treinadores dão dicas de alimentação, alongamento e resistência. E nesse comércio eletrónico existe um blog com diversos artigos e materiais ricos como infografias e ebooks sobre as melhores opções de ténis por tipo de pisada.

Em qual site você imagina que a Beatriz irá comprar os seus ténis? Qual a probabilidade dela indicar esse e-commerce para os amigos?

Que ferramentas, além do marketing de conteúdo, podemos utilizar no comércio eletrónico?

Além dos exemplos de boas práticas de conteúdo que citei na história de Beatriz, existem mais ações online que podem envolver a marca com o seu target certo na hora certa. Podemos atuar em: recuperação de carrinho, up selling e cross selling, por email marketing, SEO e gestão de mídias pagas. Nessa última ferramenta é muito comum usarmos o Google Ads (com links patrocinados, remarketing e campanhas de shopping), Facebook Ads, Instagram Stories, entre outras. As redes sociais ajudam no ganho de autoridade em determinados assuntos, aumento da presença online e reforçam o relacionamento com o público-alvo.

Qual é o principal fator de sucesso no comércio eletrónico?

O planeamento prévio, mais técnico, da loja online é um dos principais fatores do sucesso e evita reformulações e gastos-extra.

Quais os principais erros que se fazem em lojas online?

  1. Má escolha de parceiros, como por exemplo a própria plataforma, mas também o gateway de pagamento e a logística, geralmente avaliados pela empresa pelo preço e não pelo retorno;
  2. Gestão de campanhas de performance com equipa interna não especializada;
  3. Escassos investimentos em marketing;
  4. Erros em usabilidade, como pode ser por exemplo o layout pobre ou imagens e textos pouco trabalhados na página de produtos;
  5. Falhas em atendimento ao cliente.

Qual o principal o conselho para quem gere uma loja online?

LB: Escolha parceiros de negócio, ou mesmo uma agência de marketing digital, com experiência para orientá-lo corretamente, e que tenha um plano a médio e longo prazo para seu e-commerce.

Em síntese

Criar um negócio online envolve um planeamento estratégico antecipado. A colocação do plano no terreno implica uma escolha adequada de parceiros que possam ajudar a empresa a afirmar-se no mercado. A implantação da loja exige uma série de cuidados tais como a correta apresentação dos produtos, um processo de pagamento feito a pensar no utilizador e um correto atendimento ao cliente. Ao nível do marketing e da comunicação a estratégia deve ser complementada com ferramentas como a publicidade online, o marketing de conteúdo e as redes sociais.

Lucas Burza, salientou estes fatores como fundamentais para aumentar as vendas online. Agradecemos desde já a disponibilidade e a prontidão com que aceitou colaborar com o nosso blog.

Sobre o entrevistado Lucas Burza e sobre a agência Linka

LB: Sou sócio fundador da agência brasileira de marketing digital Linka. A Linka completou 11 anos e já estive à frente de todas as áreas que compõem a agência, mas atualmente lidero o time de “Contéudo e Criação”.

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