Marketing de conteúdo; Estratégia de conteúdo

Marketing de conteúdo: o que é e porque deve ser aplicado (Entrevista com Jenniffer Bardelás)

O marketing de conteúdo é uma abordagem incontornável para uma marca que pretenda afirmar e reforçar a sua presença online. Mas, que o que implica esta abordagem em termos práticos? Qual a importância de planificar os conteúdos? E que resultados podemos esperar? Nada melhor do que ouvir as resposta de uma profissional que trabalha diariamente com marketing de conteúdo. Neste artigo entrevistamos Jenniffer Bardelás da agência digital NASAS (Espanha) que nos dá informações e dicas muito importantes sobre este tema. Desde já agradecemos o seu contributo.

Porque uma marca precisa de aplicar o marketing de conteúdo?

Jenniffer Bardelás: A partir do momento em que uma empresa ou entidade está na rede, necessita aplicar o marketing de conteúdo, não apenas ao nível das redes sociais, um terreno no qual é mais do que necessário desenvolvê-lo devido ao contato permanente com o utilizador, mas também no seu website, que é a carta de apresentação da própria empresa.

As pequenas empresas precisam de utilizar o marketing de conteúdo?

JB: Tal como grandes empresas, as PMEs também podem beneficiar da aplicação do marketing de conteúdo, embora seja óbvio que a estratégia é totalmente diferente.

Entre as vantagens estão a construção de uma boa reputação online, a melhoria do seu SEO e a conexão com o seu público-alvo, gerando engajamento e aumentando as vendas.

Qual é a importância de fazer um planeamento de conteúdos?

JB: Pouco a pouco, as empresas tomam consciência da necessidade de adotar uma estratégia de conteúdo, embora também seja verdade que muitas delas não seguem um plano ou, se o fazem, acreditam que seu conteúdo é melhor se gerado em maior quantidade. Esse pensamento está mais do que errado.

O que está claro é que o mundo não precisa de mais conteúdo, mas de melhor conteúdo, isto é, conteúdo de qualidade que seja relevante para a pessoa que o consome e que implique uma resposta, uma reação, um acompanhamento.

Marketing de conteúdo; resultados; publicidade online.

O marketing de conteúdo pode ser uma alternativa à publicidade paga?

JB: Os resultados do marketing de conteúdo podem ser vistos a longo prazo se não forem suportados por ações promocionais. O ideal seria poder realizar uma combinação de ambos, para uma maior eficácia.

Como deve a marca gerir os conteúdos? Produzir internamente ou subcontratar?

JB: Sempre acompanhada por profissionais de marketing e comunicação. Não se trata de ter um funcionário a publicar nas redes sociais, sem mais. Mas sim em estar capacitado para fazer isso e criar conteúdo realmente útil para o público potencial. Nesse sentido, é evidente que é muito mais prático e rentável subcontratar para poder estar sempre assessorado por profissionais.

Como implementar o Marketing de conteúdo, na prática?

JB: Não existe uma solução mágica para isso, mas o que foi mencionado acima é muito importante: começar com uma estratégia, monitorar diariamente e medir, acima de tudo, os resultados. Mais que isso, escrever para o público e estar sempre presente. Somente assim construiremos uma boa reputação digital que nos permita posicionar e construir uma marca.

Marketing de conteúdo; presença da marca online; público.

Em resumo

O marketing de conteúdo é essencial para a marca destacar a sua presença online e para estabelecer um contacto mais próximo com o seu público. Esta abordagem implica um planeamento, uma implementação com foco na qualidade, um seguimento do feedback do público e uma avaliação dos resultados. Não sendo apenas aplicável a grandes empresas, a estratégia de conteúdos é extensível às pequenas e médias empresas, que podem apostar nesta abordagem como forma de incrementarem o SEO, de atraírem o consumidor e de gerarem vendas.

Sobre Jenniffer Bardelás

Jenniffer é uma ourensana apaixonada pelo mundo digital e pela comunicação, disciplinas que marcaram minha carreira desde o seu início.

Há quase 9 anos especializei-me em gestão comercial e marketing na Universidade de Santiago de Compostela e, pouco tempo depois, tive a oportunidade de iniciar a minha vida profissional no departamento de comunicação e marketing de uma empresa de consultoria, onde participei no desenvolvimento de projetos de marketing dirigidos tanto ao setor privado como ao público.

Posteriormente, tive a grande oportunidade de integrar a agência Nasas como Social Media Strategist e poder continuar meu desenvolvimento profissional trabalhando para grandes contas no campo digital.

Sobre a agência NASAS

NASAS é uma agência criativa de marketing digital, especializada em marketing de conteúdo que conta com áreas como Social Media, SEO, SEM, Email Marketing, Web Design, Video Marketing e consultoria de marketing. A agência nasceu no final de 2011 e nos últimos anos concentrou-se em projetos de criação de conteúdo, escuta ativa na Internet (Social Media Intelligence), melhoria da reputação da marca e gestão de crises de comunicação.

Os nossos principais clientes são empresas sediadas na Galiza mas que trabalham em toda a Espanha ou no mundo.

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