Não há negócio sem marketing. As grandes empresas sabem disso e implementam o marketing em todas as etapas da vida das suas marcas. E as pequenas empresas? Também precisam do marketing para crescer? Como devem estas empresas gerir o seu marketing? Leonardo Oda, da consultora LEODA, que conta com uma vasta experiência nesta área, responde, nesta entrevista, a estas e a outras perguntas.
O QUE VAIS ENCONTRAR NESTE ARTIGO:
As pequenas empresas necessitam de uma estratégia de marketing, tal como as grandes?
Como dizia Peter Drucker: Business has only two functions: marketing and innovation.
Pensar no marketing e desenvolver estratégias de marketing é vital para todas as empresas, de qualquer porte e segmento. Sem um pensamento estratégico de marketing as empresas, principalmente as micro e pequenas, estarão navegando à deriva, sem um direcionamento, um norte, tendo como única ferramenta o seu feeling de mercado.
Por exemplo, como elas estipularão os preços, ou mesmo qual público devem atingir? Como trabalharão promoções e descontos? Sem uma estratégia de marketing as empresas são como pessoas numa sala escura tentando achar um tesouro que elas nem sabem se realmente está lá.
Quais são as etapas essenciais de uma estratégia de marketing para uma pequena empresa?
- Primeiramente estudar e conhecer o mercado em que atua, pesquisando seu histórico, tendências e cenários. Também é muito importante estudar os seus players de mercado, verificar como atuam, que abordagem utilizam, que estratégias de marketing e comerciais estão mais presentes no seu dia-a-dia.
- Depois de olhar para fora, é hora de olhar para dentro. Qual é o seu real Core Business, qual o ADN do seu negócio e da sua marca, onde você quer chegar até o final deste semestre, e deste ano? Quais são os seus reais diferenciais?
- E por último juntar essas duas etapas anteriores para formatar o seu Plano de Marketing. Atualmente na web existem muitas ferramentas gratuitas e vídeos que te podem auxiliar nessa etapa.
Quais são as ferramentas mais adequadas para uma pequena empresa?
Como o próprio nome diz, são FERRAMENTAS digitais. Não importa um pedreiro ter o melhor e mais caro martelo se ele não souber onde e como bater. Assim acredito que são as ferramentas digitais. Muito mais do que ter um grande budget para investir nessa área, o que realmente faz a diferença é uma estratégia sólida advinda do seu estudo de mercado e plano de marketing, aliado à criatividade, e sempre sendo conduzida por um discurso que seja genuíno da sua marca e empresa.
Com tudo isso definido, a escolha da melhor plataforma (se será o facebook, instagram, linkedin, twitter, youtube, etc) será muito natural de se fazer. E também como, quando e o que fazer.
Quais são os maiores desafios para quem trabalha para pequenas empresas, como consultor?
O principal desafio é que o pequeno e micro-empreendedor não possui muito tempo e recurso para implantar uma estratégia de marketing que realmente vá construir um resultado sustentável a médio e longo prazo. Naturalmente eles precisam de faturar já, e acabam fazendo escolhas de estratégias que no curto prazo podem trazer um retorno adequado, porém a médio prazo matarão o seu crescimento ou até mesmo o seu negócio.
Outro desafio a ser superado é conscientizar estes empresários de que o Marketing não é o Comercial da empresa. Aliado a uma boa estratégia de marketing o empresário deve ter uma boa estratégia comercial também, é isso que trará resultados significativos para a empresa.
A metodologia que utilizamos foi desenvolvida e criada por nós, porém utilizamos várias ferramentas advindas de outras áreas da gestão e planeamento, como a Matriz SWOT, análise dos 4Ps, BSC (balanced scorecard), além de ferramentas mais modernas como o Design Thinking, Canvas, etc.
Uma parte fundamental da nossa metodologia é uma imersão profunda na empresa, para realmente a conhecermos, e adequarmos a nossa metodologia de forma precisa e customizada.
Um concelho para os empresários que gerem pequenas empresas.
Que pensem no marketing da sua empresa todos os dias. Que pensem pelo menos 15 minutos por dia, o que equivale, aproximadamente, a 1% do tempo útil do seu dia. É muito comum vermos empresários que começam e abandonam as estratégias de marketing desenhadas para o seu negócio, porque as tarefas operacionais do dia a dia acabam consumindo todo o seu tempo.
Marketing tem a ver com pesquisar, analisar, planear e principalmente EXECUTAR. Não adianta formatar um belo plano de marketing e executar de maneira parcial.
Em síntese
Numa estratégia de marketing uma pequena empresa tem que seguir pelo menos 3 passos: 1) Analisar o mercado e os seus players; 2) Analisar o seu próprio negócio e a proposta de valor da sua marca; e 3) Fazer um Plano de marketing que encaixe nestas duas componentes tendo em vista o crescimento da empresa.
E não se pode ficar pelo plano. A implementação diária requer o mesmo esforço e atenção se o empresário quiser ver resultados. Ou seja, tão importante como planear é executar.
Sobre Leonardo Oda: Atua como consultor na área de Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado há mais de 15 anos. Formado pela Universidade Federal do Paraná e pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná em Administração de Empresas, é especializado em Pesquisa e Gestão da Qualidade, com foco em Inteligência Competitiva, e mestrando em Marketing e Comportamento do Consumidor. Trabalhou por muitos anos no setor privado como executivo de várias grandes empresas onde implantou importantes projetos estratégicos de tecnologia e marketing. Hoje, além de atuar como PROFESSOR da cadeira de Empreendedorismo e Marketing, é MENTOR oficial do programa de aceleração de Startups Inovativa Brasil, CONSULTOR SEBRAE Nacional para projetos de alta complexidade em Marketing e SÓCIO/DIRETOR da empresa LEODA – Inteligência de Mercado que atende empresas de diversos segmentos em todo o Brasil.
Sobre a consultora LEODA: A LEODA nasceu da necessidade que o nosso diretor Leonardo Oda sentiu no mercado: ter uma empresa que ofereça o pacote completo de serviços de marketing, que não fosse apenas uma agência de publicidade, ou uma consultoria especializada. Assim nasceu a LEODA, uma empresa focada em Estratégias de Marketing e Inteligência de Mercado, que utiliza de muita análise e tratamento de informações para direcionar as ações de comunicação da sua empresa e criar uma abordagem e posicionamento de mercado para potencializar seus resultados.
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