Blog da marca

Porque uma marca deve criar um blog?

Hoje, ter uma presença online é obrigatório para qualquer marca, seja qual for a sua dimensão. Ter um website, participar nas redes sociais, é já um dado adquirido. Mas, será que todas as marcas reconhecem a importância de ter um blog? Porque razão uma marca deve criar um blog?

Ao contrário do que muitos empresários e empreendedores possam pensar, um blog pode ser uma estratégia fundamental.

Neste artigo apresentamos 10 razões pelas quais uma marca deve criar um blog.

Aparecer nos motores de busca

Uma das vantagens de ter um blog é que ele pode ajudar o website a aparecer nos lugares cimeiros dos motores de busca. Os motores de pesquisa, como o Google, favorecem o conteúdo com valor para o utilizador, e irão recompensar o website por apresentar esse conteúdo. Desta forma, o blog ajuda a gerar notoriedade e facilita também todo o processo de SEO (Search Engine Otimization).

Gerar tráfego para o website

O blog chama visitantes ao website. Como? Imaginemos isto: um utilizador procura no motor de busca por uma determinada palavra chave, e encontra um artigo de um blog que satisfaz a sua procura. Ora, esta é uma ótima forma de trazer potenciais consumidores ao website da marca, se esta possuir um blog que responde às questões dos utilizadores. Além disto, estes visitantes poderão manter-se mais tempo no website, e até voltar mais tarde, se o blog oferecer mais artigos de qualidade sobre essa palavra-chave.

Conseguir partilhas espontâneas 

Continuando com a situação anterior: se o utilizador encontrou a resposta para a sua pergunta num artigo de um blog, é natural que partilhe esse artigo com outros utilizadores. Esta é uma forma de conseguir partilhas de conteúdo do website, que possivelmente não aconteceriam se o website apenas apresentasse os produtos da marca. Portanto, quanto mais úteis forem os artigos do blog, mais probabilidade de serem partilhados.

Aumentar a lista de emails

Se os utilizadores considerarem os artigos interessantes e úteis vão inscrever-se no blog para receber as futuras publicações, facultando o seu email para receber essa informação. Esse contacto permite que a marca, devidamente autorizada pelo utilizador, utilize o email como um novo canal de comunicação. Este canal pode permitir enviar não só as novas publicações, como informações sobre o lançamento de produtos e promoções.

Gerar conteúdo para as redes sociais

As publicações nas redes sociais devem ser criadas tendo em consideração o valor para o utilizador, a coerência e a constância. Ora, um blog que publica artigos regularmente, fornece material que pode ser divulgado, repartido e sintetizado em pequenos posts para as redes sociais. Dessa forma, não só a marca tem conteúdo para publicar nas redes sociais, como também atrai leitores para o blog e visitantes para o website.

Ser respeitado como especialista

Se o blog publica regularmente artigos de qualidade numa determinada área, ele começa a ser visto como uma fonte de informação credível. Esta reputação alastra, naturalmente, para a marca, que será vista como uma especialista na sua área. Esta reputação pode ser construída em qualquer sector, tanto em marcas de moda, através da apresentação de tendências, como em marcas de tecnologia, apresentando conteúdos mais técnicos, por exemplo.

Conhecer melhor os consumidores

O blog permite acompanhar e testar as preferências dos consumidores. O registo dos artigos mais lidos permite compreender quais as sua dúvidas e preocupações mais importantes. Além disso, a secção de comentários permite obter opiniões e estabelecer um diálogo com os utilizadores. Estes recursos podem ajudar a marca a orientar a sua estratégia incorporando o insight do consumidor.

Solidificar a personalidade da marca

A comunicação da marca é um composto em que a componente de produto anda a par da componente de branding. Um blog permite construir a identidade e personalidade da marca pela escolha dos temas, pelo tom e estilo utilizado nos artigos, pelo tipo de imagens escolhidas para ilustrar os conteúdos e pelo próprio layout gráfico. Desta forma o blog é importante pelo seu conteúdo, mas também pela sua forma através da qual exprime a personalidade da marca.

Converter visitantes em compradores

Ao transmitir confiança, o blog pode conduzir o utilizador a uma possível compra. Não é aconselhável que os artigos se baseiem na apresentação direta de produtos. Porém, esta sugestão pode surgir de forma natural na abordagem de um tema, como solução de um problema ou satisfação de uma expectativa. Este é um processo de venda feito com base na credibilidade que a marca conquistou através do seu blog.

Destacar-se da concorrência

Sendo uma forma da marca se afirmar junto dos consumidores, o blog permite que esta se distinga da concorrência. Através do blog, a marca apresenta os temas que a aproxima mais dos seus potenciais consumidores, utiliza o tom de voz que condiz com o seu estilo, escolhe o layout gráfico que melhor traduz o seu carácter. Desta forma, o blog é mais um elemento que permite que a marca se destaque dos seus concorrentes.

Em resumo:

Uma marca deve criar um blog pois este é uma componente essencial não só para o website como para a marca em geral. Ele é uma fonte de informação para os utilizadores que dá credibilidade à marca. E é, ao mesmo tempo, um espaço de conhecimento e comunicação com os próprios consumidores.

O importante é, acima de tudo, planear o blog de forma estratégica no contexto do marketing de conteúdo. A identificação dos destinatários, a escolha dos temas, a periodicidade de publicação, o tom de voz e o enquadramento visual são eixos que não podem ser deixados ao acaso.

Após a definição de uma estratégia e de um plano de trabalho, a marca está pronta a abrir as postas do seu blog e a receber os visitantes na loja.

Referências

Allison Lips (2018). Why Your Brand Needs A Blog,  Social Media Weekhttps://socialmediaweek.org/blog/2018/01/brand-needs-blog/

Alyssa Gregory (2017). Top 5 Reasons You Should Start a Business Blog, The balance, https://www.thebalance.com/top-reasons-you-should-start-a-business-blog-2951626

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *